sexta-feira, 22 de abril de 2011

Desenvolvimento físico durante a adolescência

A adolescência é uma fase crítica do ser humano entre os 12 e os 23 anos, que ocorrem algumas alterações no indivíduo quer a nível físico, quer a nível psicológico e a nível social. A nível psicológico, a adolescência é a uma fase em que o jovem tenta essencialmente definir-se perante os outros, concebendo a sua própria identidade que por vezes pode ter várias consequências quer para ele, quer para as pessoas em seu redor, outro aspecto é que o adolescente começa a definir o rumo da sua vida, é quando começa a realizar decisões sobre a sua vida, como o futuro que deseja.

A nível social, o indivíduo mostra-se capaz a passar de estado de dependência a um estado de independência não só a financeiramente mas também emocionalmente, o adolescente também começa a preocupar-se com a sua imagem, querendo alterar por vezes a imagem que dava no passado. Por fim a nível físico é nesta fase que o organismo sofre mais alterações.

Então é na puberdade que há a 1ª menstruação no caso do sexo feminino e a libertação de esperma por parte do sexo masculino, ocorre o desenvolvimento dos caracteres secundários quer no sexo masculino (o aparecimento de pêlos na cara, de pelos axilares e pelos púbicos, desenvolvimento muscular e aumento do pénis) quer no sexo feminino (aparecimento de pêlos na cara de pelos axilares e pelos púbicos, aumento do útero e desenvolvimento das mamas).

Por vezes estas alterações não ocorrem no devido período e isso pode criar alguns problemas nos jovens. Alguns problemas nas raparigas podem ter a ver com a menstruação, onde em algumas o aparecimento da 1ª menstruação ocorre muito cedo e isso pode não ser bem aceite por elas, outro problema e o desenvolvimento dos seios pois podem criar alguns preconceitos se possuírem seios poucos desenvolvidos ou até mesmo muito desenvolvidos. Nos rapazes alguns problemas pode ser o crescimento do pénis, onde adolescentes com pénis pequeno podem ser ridicularizados pelos outros e outro problema tem a ver com a maturação do organismo, onde rapazes com maturação tardia podem ser mais fracos, baixos e piores atletas.