sábado, 14 de maio de 2011
Desenvolvimento Cognitivo - Perspectiva de Piaget
quarta-feira, 11 de maio de 2011
"Secret of The Wild Child" Documentário
"Este documentário fala sobre Genie, uma das chamadas "crianças selvagens" (feral children). Genie foi mantida, por mais de 10 anos, num quarto, totalmente isolada do mundo exterior. Após o seu resgate ela foi objecto de estudo por parte de uma equipa de médicos e psicólogos de uma universidade da Califórnia. Este documentário acompanha a trajectória de Genie ao longo dos anos e questiona os métodos aplicados no seu tratamento e estudo. O filme também aborda o caso de Victor, outra criança selvagem encontrada na França em 1800, cujo caso foi posteriormente retratado no filme "O Menino Selvagem", de Truffaut."
Para ser mais fácil a visualização, por favor cliquem no símbolo do youtube na janela do vídeo.
Parte 1 Parte 2
Parte 3 Parte 4
Parte 5 Parte 6
Parte 7
Experiências Precoces
Como a própria palavra indica é uma experiência “antes do tempo”, isto é, na área da educação a experiência precoce define-se quando é dado um certo estímulo à criança logo muito cedo, algumas horas após o nascimento, por exemplo.
Tudo o que sejam experiências realizadas logo muito cedo, nas primeiras horas ou dias, são consideradas experiências precoces.
Relacionado com as experiências precoces estão os períodos críticos. Estes são caracterizados por momentos específicos da vida do bebé, onde é “aproveitado” para se fazer modificações que, futuramente irão ter repercussões na vida da criança, nem devem ser feitas demasiado cedo, nem tarde, o período crítico é este momento exacto.
David Krech foi um investigador que se debruçou sobre o assunto da experiência precoce. Com os seus estudos mostrou o aumento da capacidade de aprendizagem através da influência de certas drogas, mas também a promoção da capacidade do organismo em reter a aprendizagem por parte de outras drogas.
Krech demonstrou que quando estimulados variadamente no início da vida, os cérebros dos indivíduos tomam diferentes morfologias e diferentes em termos químicos do que sem estimulação, o que permite um aumento na capacidade de aprendizagem e resolução de problemas.
Após Krech, Joseph Altman encontrou mais provas e testou a teoria de que as crianças recém-nascidas possuem todos os neurónios já ao nascimento. Então, Altman verificou que existem minúsculas células nervosas, as quais se dá o nome de microneurónios, e que se desenvolvem no cérebro de jovens animais, depois do seu nascimento. Estes
pequenos neurónios facultam conexões com outras células maiores do cérebro. Através do processo de transmissão de informação no cérebro através das sinapses, os neurologistas constataram que se este processo não se der e as sinapses não forem utilizadas, as dendrites se degeneram acabando mesmo por desaparecer. Mas por outro lado, se uma sinapse for utilizada frequentemente surgem novas dendrites. Este aumento de dendrites proporciona o aumento da probabilidade de transmissão de mensagens neuronais (Sprinthall & Sprinthall, 990).