terça-feira, 12 de abril de 2011

O que será mais preponderante no homem, será a genética ou a interacção com o meio?

O que será mais preponderante no homem, será a genética ou a interacção com o meio? Na nossa opinião primeiro é necessário decompor o ser humano em duas componentes, a componente cognitiva e a componente anatómica. Neste sentido consideramos que a genética toma um papel mais importante a nível anatómico no ser humano do que o meio, resultando na combinação genética dos nossos pais. Sendo esse património genético fundamental na determinação da nossa constituição física e do funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino. Por exemplo, geneticamente herdamos a capacidade de nos colocarmos na posição bípede, capacidade de gesticular palavras, a definição do sexo, as características dos olhos (cor, formato…), cor do cabelo, entre outros.

A nível cognitivo pensamos que o meio têm uma maior influencia do que a genética, porque é a correcta transmissão de estímulos provenientes do meio que nos possibilitará que tenhamos um melhor desenvolvimento cognitivo, por exemplo geneticamente é transmitido a
capacidade a capacidade de falar, mas se essa capacidade não for estimulado pelo meio no momento certo, nunca mais será possível desenvolver correctamente essa capacidade. O meio social também desempenha um papel muito importante na estruturação da personalidade, na medida em que o processo de socialização é quem determina em grande parte as características da personalidade do indivíduo.

Em conclusão, achamos que no geral não existe uma valorização da genética ao meio e do meio a genética, ambos têm papéis importantes no desenvolvimento do homem, e não é possível ter um correcto desenvolvimento humano sem uma destas componentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário