sexta-feira, 20 de maio de 2011

Desenvolvimento moral para Kohlberg



Kohlberg através de investigações e dilemas morais realizados às crianças reslveu propor uma teoria acerca do desenvolvimento moral dividindo da forma acima apresentada.

Nível 1 (Pré-convencional) - nesta fase o individuo não consegue ainda compreender as regras sociais e age de acordo com as consequências, ou seja, pensa no que é melhor para ele. Destina-se às crianças até aos 9 anos, a alguns adolescentes e a um grande número de delinquentes. No estádio 1 (Punição e obediência), a criança funciona de acordo com as punições, para ela o bom ou o mau baseia-se nas consequências, o correcto é não ser punido. No estádio 2, existe um claro “eu” porque só interessa as necessidades do indivíduo, o certo é agir de acordo com o que é melhor para ele.


Nível 2 (Convencional) – dirige-se a maior parte dos adolescentes e adultos. Neste nível o indivíduo já tem a interiorização das regras morais, a moralidade define-se por acções que sejam boas para manter a ordem social e também ele age de acordo com as expectativas da sociedade. No estádio 3, o correcto é que se viva de acordo com o que esperam de nós, que seja o “bom rapaz/linda menina” para a sociedade. Por outro lado, no estádio 4, não há uma grande preocupação com o “eu” mas sim com a sociedade a que respeitar as leis, a autoridade, a que manter a ordem da sociedade.


Nível 3 (Pós-convencional) – nem todos os adultos alcançam este nível, aqui o indivíduo já tem os seus próprios conjuntos de princípios morais, admite que nem sempre tudo é fácil, compreende as regras da sociedade mas se entrar em conflito com os seus princípios à que resolve-los de acordo com os seus princípios e não de acordo com a sociedade. No estádio 5, a escolha moral é baseada em contratos legais, as constituições por exemplo, é necessário respeitá-los, o indivíduo sabe que nem todos têm os mesmos valores e que nem sempre os interesses da sociedade é o mais importante. No estádio 6, quase ninguém atinge este estádio, existe uma grande valorização dos princípios em vez da sua vida. O certo é que reconheçam a validade dos princípios éticos universais e cumpri-los.

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