sábado, 14 de maio de 2011

Desenvolvimento Cognitivo - Perspectiva de Piaget

Segundo Piaget a inteligência precede o pensamento, desenvolvendo-se por etapas progressivas que exigem processos de adaptação ao meio. Deste modo, o desenvolvimento pressupõe a maturação do organismo, bem como a influência do meio físico e social.

Para Piaget o meio é importante como estimulo, visto que o sujeito apreende o mundo através das suas estruturas cognitivas, e como estas não são inatas, o processo do conhecimento é o processo de construção das estruturas.

Piaget divide o desenvolvimento intelectual em quatro estádios que são o sensório-motor (desde o nascimento ate aos 18meses/2 anos de idade e precede a linguagem), pré-operatório (começa com a linguagem e prolonga-se até cerca de 6/7 anos de idade), estádio das operações concretas (desde os 6/7 anos até aos 12 anos), e por último o estádio das operações formais (surge por volta dos 12 anos de idade). Estes períodos são caracterizados pela sua ordem de sucessão fixa, portanto para se chegar a um determinado estádio é necessário ter passado por aquisições prévias.


Estádio sensório-motor

• É caracterizado como o período de adaptação ao mundo exterior;

• É a fase em que predomina o desenvolvimento das percepções e dos movimentos;

• A criança não se distingue dos objectos que a rodeiam, nem compreende as relações entre os objectos;

• Na presença de um objecto novo, a criança procura compreendê-lo pelo uso, sacudindo-o por exemplo;

• A criança gere os seus próprios reflexos inatos e transforma-os em acções de prazer ou interesse:

• Numa primeira fase, a criança começa a tomar consciência de si, e em seguida dos objectos que a rodeiam;

• O desenvolvimento físico é acelerado, pois constitui-se no suporte para novas habilidades;

• A criança procura adquirir controlo motor e aprender os objectos que a rodeiam;



Estádio pré-operatório

• Durante este estádio, a criança aprende a representar os objectos por palavras e a manipular as palavras mentalmente;

• É o período em que os fundamentos da personalidade do indivíduo lançados na fase anterior começam a tomar formas claras e definidas;

• É caracterizado por consideráveis mudanças físicas, as quais são um desafio para pais e educadores, como para as próprias crianças;

• A entrada neste estádio é marcada pelo aparecimento da função semiótica, que assinala o inicio do pensamento, e consiste na capacidade de criar símbolos para substituir ou representar os objectos e de lidar mentalmente com eles;

• Neste te período a criança manifesta-se muito egocêntrica;

• A característica mais importante deste período é o aparecimento da linguagem;



Estádio das operações concretas

• Nesta fase da vida, o crescimento físico é mais lento do que em fases anteriores, e as diferenças resultantes do factor sexo começam a acentuar-se;

• A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar os seus próprios valores morais;

• A criança, que no inicio do período ainda considerava bastante as opiniões dos adultos, no final passa a enfrentá-los;

• É a partir deste estádio que as crianças começam a ver o mundo com mais realismo, deixando de confundir o real com a fantasia;

• É nesta altura que a criança começa a ter noção dos conceitos de tempo e de número;

• O pensamento da criança apresenta também as características de reversibilidade e de associação, que lhe permitem interpretar eventos independentemente do seu arranjo social;



Estádio das operações formais

• É caracterizado por uma generalização do pensamento e por um apuro da lógica, permitindo um tipo de experimentação mental mais flexível;

• O adolescente começa a raciocinar mais lógica e sistematicamente e aprende neste estádio a manipular ideias abstractas, a formular hipóteses e a avaliar as implicações do seu pensamento e do dos outros;

• As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objectos concretos;

• O pensamento hipotético-dedutivo é o mais importante aspecto apresentado nesta fase do desenvolvimento humano;

• As bases do pensamento científico começam a aparecer nesta etapa do desenvolvimento;

Sem comentários:

Enviar um comentário