quarta-feira, 11 de maio de 2011

Experiências Precoces

Como a própria palavra indica é uma experiência “antes do tempo”, isto é, na área da educação a experiência precoce define-se quando é dado um certo estímulo à criança logo muito cedo, algumas horas após o nascimento, por exemplo.

Tudo o que sejam experiências realizadas logo muito cedo, nas primeiras horas ou dias, são consideradas experiências precoces.

Relacionado com as experiências precoces estão os períodos críticos. Estes são caracterizados por momentos específicos da vida do bebé, onde é “aproveitado” para se fazer modificações que, futuramente irão ter repercussões na vida da criança, nem devem ser feitas demasiado cedo, nem tarde, o período crítico é este momento exacto.

David Krech foi um investigador que se debruçou sobre o assunto da experiência precoce. Com os seus estudos mostrou o aumento da capacidade de aprendizagem através da influência de certas drogas, mas também a promoção da capacidade do organismo em reter a aprendizagem por parte de outras drogas.

Krech demonstrou que quando estimulados variadamente no início da vida, os cérebros dos indivíduos tomam diferentes morfologias e diferentes em termos químicos do que sem estimulação, o que permite um aumento na capacidade de aprendizagem e resolução de problemas.

Após Krech, Joseph Altman encontrou mais provas e testou a teoria de que as crianças recém-nascidas possuem todos os neurónios já ao nascimento. Então, Altman verificou que existem minúsculas células nervosas, as quais se dá o nome de microneurónios, e que se desenvolvem no cérebro de jovens animais, depois do seu nascimento. Estes

pequenos neurónios facultam conexões com outras células maiores do cérebro. Através do processo de transmissão de informação no cérebro através das sinapses, os neurologistas constataram que se este processo não se der e as sinapses não forem utilizadas, as dendrites se degeneram acabando mesmo por desaparecer. Mas por outro lado, se uma sinapse for utilizada frequentemente surgem novas dendrites. Este aumento de dendrites proporciona o aumento da probabilidade de transmissão de mensagens neuronais (Sprinthall & Sprinthall, 990).

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